domingo, 26 de fevereiro de 2012

Escolas Sociológicas


Resumo das principais escolas sociológicas, para referência durante o estudo dos temas abordados na disciplina.

ESCOLA MECANICISTA

Essa escola considera a sociedade como um setor da vida cósmica, regida pelas mesmas leis que regem os átomos, a molécula e o sistema planetário.

Os instintos, as tendências, as necessidades vitais (fome, etc.)e as emoções (amor, ódio, etc.) são manifestações da energia universal, da força de gravitação e das forças de coesão, atração e repulsão existentes no universo.

Os pensadores que mais se identificam com essa escola são Winiarski, Gustave de Bon, Ostwald, Solway e Pareto.

ESCOLA BIOLÓGICA

A Escola Biológica considera a sociedade como um ser vivo, igual as plantas e aos animais e sujeito às mesmas leis biológicas de reprodução, conservação, luta pela vida, adaptação, seleção e diferenciação de formas e funções.

Essa escola subdivide-se em evolucionista e organicista. A evolucionista considera a sociologia como uma meta-biologia, ou seja, o estudo biológico do grupo social, ao passo que a organicista compara a sociedade como um organismo real, um animal.

Escola Biológica Evolucionista: A vida social, nessa escola, é estudada como um estudo macro da biologia, onde a mudança do comportamento social é comparado à evolução biológica, à adaptação ao meio, à luta pela vida e à seleção dos mais aptos.

O pensador mais identificado com essa escola é Spencer.

Escola Biológica Organicista: A sociedade, nessa escola, é comparada a um organismo real, como os animais, que vive e se reproduz, mantendo todas as suas características e fases comportamentais, ou seja:

a) estrutura material: células, tecidos e órgãos
b) estrutura emocional: vontade, sensibilidade, inteligência
c) estrutura funcional: saúde, doença, infância, juventude, maturidade, velhice e morte.

Os pensadores mais identificados com a escola são: Schaflle, Lilienfeldt, Worms, Espinas e Novicow.

ESCOLA PSICOLÓGICA

A Escola Psicológica estuda a sociedade como uma forma manifesta de comportamento coletivo, considerando os fenômenos sociais como fatos psíquicos.

Os fatos característicos do comportamento do indivíduo, como a imitação, sugestão, simpatia, interferência, conflitos e desajustamentos mentais são extrapolados para o grupo social.

O pensador mais identificado com essa escola é Gabriel Tarde.

ESCOLA GEOGRÁFICA

Também chamada de Escola Antropogeográfica ou Ecológica, essa escola considera o fator geográfico como o fator preponderante na determinação do comportamento dos grupos sociais.

Esses fatores são a distribuição das terras, águas, mares, rios, continentes, ilhas, montanhas, vales, desertos, planícies e tudo o mais.

Reclus e Ratzel são dois dos pensadores mais envolvidos com o tema.

Essa escola gerou duas outras vertentes, que podem ser consideradas suas sub-escolas, que são:

1) a que agrega a família e o trabalho (La Blache e Tourville)

2) a que agrega o fator meteorológico (Huntington e Beveridge), considerando como fator meteorológico: os ciclos solares, a irradiação cósmica, a concentração de ozônio e o campo eletromagnético.

ESCOLA MARXISTA

Para essa escola o fator econômico supera todos os demais fatores na vida social. Marx defendeu ( e suas idéias ainda merecem muito destaque no pensamento mundial) que é a estrutura básica econômica que determina todas as outras estruturas sociais.

A religião, a arte, a ciência, a política, a moral e o direito são estruturas sociais sobordinadas e determinadas pela estrutura econômica vigente.

ESCOLA SOCIOLÓGICA

A escola sociológica defende que a sociedade possui uma realidade específica completamente distinta de seus elementos, ou seja, que a sociedade é, por si só, uma instituição com identidade própria, independente de quaisquer influências externas ou internas.

A sociedade possui a sua própria realidade física, vital e psíquica, independente das realidades individuais de seus membros.

Um grupo social pensa e sente de forma diferente de suas unidades. Segundo a linha dessa escola, a simples interação do pensar e do sentir gera fenômenos novos e fatos sociais que são externos à consciência individual e superior a ela.

Existe uma consciência coletiva e grupal.

O pensador mais representativo dessa escola é Émile Durkhéim.

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